quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Saiba identificar a depressão

A depressão é um transtorno psicológico.
Antes de tudo, precisamos entender o que é a depressão.
Muitas dores são confundidas as vezes com depressão, a perda de um ente querido, uma separação, problemas financeiros causam tristeza, mas, a depressão tem sintomas que quanto antes diagnosticados mais eficaz será o tratamento.
Sintomas comuns como desânimo, falta de energia, desesperança, choro fácil, estado emocional desequilibrado, pensamentos autodepreciativos, descontrole alimentar, distúrbios de sono como insônia ou hipersonia, apatia, perda de interesse sobre qualquer atividade que antes era importante, entre outros.
Nunca sabemos se um ente querido pode precisar de tratamento, então, identificar estes sintomas é importantíssimo e podem salvar uma vida.
Não há uma receita onde todas as pessoas vão se encaixar, porque em cada ser os sintomas podem ser diferentes.
Um dos sintomas que devemos observar é o sono. Em alguns casos a pessoa tem distúrbios do sono e isso pode ocorrer tendo sono demais, insônia ou acordando frequentemente durante o descanso. Em ambos os casos, ao despertar, a pessoa se encontra cansada e sem ânimo para coisas que normalmente lhe traziam prazer.
Atividades que lhe traziam prazer começam a não ter mais tanto significado, o cansaço e a falta de vontade para sair de casa, se locomover a lugares onde antes lhe causavam sensações de felicidade não lhe animam mais.
Outro sintoma comum são dores no corpo, dores de cabeça, músculos, estômago, entre outras se tornam presentes. Um dos motivos é que neurotransmissores são inibidos e as pessoas com depressão ficam mais sensíveis.
A falta de concentração também é outro sintoma, atividades simples como assistir um filme ou prestar atenção em uma leitura as vezes se tornam complicadas, é como se fosse transportado a um lugar vazio, e está ali por alguns segundos ou minutos, como se tivesse se perdido, em um vácuo.
O que pode ajudar a lidar com a depressão?
Primeiro passo é procurar um profissional da saúde para orientação médica adequada.
Minha dica pessoal neste caso é que seja franca com seu médico, muitas vezes, por vergonha de admitir um trauma ou uma situação vexatória, mentimos sobre as causas e isso pode adiar a cura do seu tratamento por anos.
Traumas podem ser tratados com psicólogos, psicanalistas e psiquiatras, cada situação pode requerer um profissional específico para seu caso e ambos sabem te indicar conforme o problema for explícito a ele.
Há um enorme preconceito em relação a medicações para tratar problemas psicológicos, porém, uma medicação correta pode ajudar muito no equilíbrio de um bom tratamento.
Uma das melhores formas de tratar a depressão é, claro que mediante uma orientação médica, praticar atividades que adicionem prazer ao seu dia a dia.
Arte, atividade física como esportes, jogos, qualquer atividade, principalmente se trabalhar os músculos que causem prazer ao consulente.
A atividade física libera endorfina no organismo e isso vai trazer uma sensação de prazer substituindo momentos de depressão por momentos de conforto.
É difícil sair da zona de desconforto da depressão, mas, devemos analisar que, o caminho mais atrativo é piorar os sintomas e eles levam muitas pessoas a óbito. A depressão tira a vontade de viver, de interagir, de agir e necessita de atenção.
Lembrando que pode atingir desde crianças a pessoas idosas.
Se identificar pessoas no seu convívio que apresentam sinais de depressão, não seja indiferente, seja ação, ouça sem julgamento, ampare e ofereça suporte, marque uma consulta e acompanhe se possível incentivando ao tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário