domingo, 11 de fevereiro de 2024

O PARCEIRO IDEAL

 


É complicado deixar uma receita onde cada pessoa tem ingredientes diferentes mas, quando pensamos no casamento, durante nossa vida, vamos imaginando um monte de coisas. Nossa casa, nossos filhos, quando o desejamos é claro, ... nossos pets, nossa cozinha, a sala de estar, o momento de chegar no conforto do lar, as refeições, às vezes até pensamos com carinho sobre os cuidados com o parceiro,... sua jantinha, o café da manhã de domingo, porém, vida de casado está mais para um grande contrato do que um sonho de liberdade.

Os defeitos do outro que incomodam quando nos conhecemos ao longo do relacionamento, se tornam uma pedra no sapato, que se você não tirar vai te causar uma inflamação daquelas, que ficam latejando por muito tempo, sem te deixar pensar em outra coisa, apenas na dor.

Nada melhor que começarmos com a principal dica:

• Escolha um companheiro que você consiga dialogar.

É muito importante que os problemas sejam conversados, a briga as vezes é mais emocionante, e tem gente que conta logo com a reconciliação pra ter alguma emoção, principalmente quando o relacionamento já não vem tendo essa emoção em outros momentos, porém, a briga sempre deixa marcas, quando não temos a paciência pra refletir no que vamos entregar em forma de palavras para o próximo, e digo mais, isso não só no casamento, mas na vida. A emoção nos permite "botar pra fora". O problema disso, é a marca do que a emoção causa, grava no próximo não apenas a reflexão das palavras mas, junto com elas, a agressão da raiva, da indignação, e muitas vezes, da agressão física. Tem muitos assuntos que precisam de carinho para que sejam aceitos, a imposição é normalmente a pior maneira de se tentar uma conquista, você até consegue conquistar algo, mas quando alguém te faz algo por imposição, a não ser que seja um fetiche, a marca vai estar ali sempre como um gatilho, esperando pra te devolver o sentimento ruim que ficou entalado na garganta.

Segunda dica:

• Respeite o tempo do seu parceiro.

Tem gente que precisa de tempo para refletir, a resposta momentânea na maioria das vezes, não é verdadeira. Quantas vezes não disse algo que se arrependeu em segundos? É exatamente isso que estou dizendo. Se permita, mesmo que seja aqueles pequenos segundos, que normalmente tampamos a boca e olhamos para o nada tentando saber se estamos certos ou não, antes de responder.

E se o seu parceiro lhe disser, não consigo conversar agora, estou muito nervoso ou, nervosa? Respeite! Essas pessoas não sabem refletir em pouco tempo, instantes então, nem se fala, não tente forçar a barra, pode ser uma porta aberta para a agressão, então diga: Quando puder conversar, saiba que estou esperando, e, espere de verdade. Se esse momento do diálogo não chegar, é a hora de você refletir sobre essa parceria e sua importância. Ah! Vale lembrar que não estou falando do quanto é importante para alguém e sim, pra você mesmo! Se não valorizaram a pessoa que é, ninguém fará isso por você, seja o exemplo.

Terceira dica:

• Espaço.

Duas pessoas ao se unirem não se tornam uma. No começo da relação, muitas pessoas exigem parceria. É muito fácil ouvir: Casei com você pra que fosse companheiro nisso ou naquilo. Está aí um grande erro! Você deve ser auto suficiente, ter suas metas, seus planos, sua vida e, o parceiro é exatamente isso, um parceiro! Veja como um negócio, eu tenho uma loja e preciso de um vendedor, pague bem, dê condições boas de trabalho e terá de volta um bom vendedor. No casamento se você alimentar com respeito, honestidade, lealdade e o que mais seu parceiro necessitar, se tiver escolhido bem, terá em troca uma excelente parceria.

Quarta:

• Saiba ouvir.

Ouvir é muito importante, eu por exemplo, sempre falei pelos cotovelos, é muito fácil estar pensando no que quero dizer enquanto o outro está desabafando suas necessidades. A questão é que não ouvir, lhe coloca na situação de não saber e, se não souber, como vai respeitar as necessidades do seu parceiro para que ele também respeite as suas?

Quinta:

• Não tem resposta? Não responda!

O melhor é dizer: Não sei, posso pensar no assunto?

Porque?

Por que dar qualquer resposta causa uma esperança no seu parceiro, então, você pode prometer algo que não vai cumprir? Ou que vai causar um gatilho de raiva porque respondeu sem pensar?

Não se comprometa se não puder e quiser cumprir.

Depois dessas dicas bem básicas, quero complementar com mais uma.

• Papel e caneta e lá vamos nós: Anote tudo que espera e não quer desta parceria.

Coloque tudo que te incomoda, tudo que espera do seu parceiro, tudo que sonha realizar, casa ou sítio, filhos, pets, a organização do lar, uso do banheiro, obrigações de cada um, o que você aceita e o que você não aceita, que sua lista seja bem longa, peça ao seu parceiro para fazer o mesmo, depois disso, sentem e tenham tempo para discutir cada uma das anotações, mesmo que isso leve dias, afinal, o que quero deixar bem claro aqui é que, reformar, da muito mais trabalho que construir.

Reforme-se eternamente se isso lhe trouxer melhoras. Evolua!

Construa uma parceria forte e terá um casamento perfeito, não tente ser esperta ou esperto usando seu parceiro, tudo que você faz, o universo se encarrega de trazer de volta. Seja parceiro para que tenha um parceiro também e o principal, desista se não te fizer bem, não desperdice sua vida, ela é muito valiosa pra ser descartada por quem não te merece.

Leva muito tempo para se reconstruir, mas, todo ser humano tem esse poder de se reformar e isso não depende de ninguém, só de você.

Outra coisa que acho importante deixar claro, quando falo sobre agressão, não estou dizendo sobre agressão física apenas, mas também da agressão verbal, da agressão de palavras ou apenas no tom de voz, não percebemos, quando estamos nervosos o quão alto gritamos para expressar sentimentos e isso passa despercebido quando é dito, porém, quando ouvimos não é assim. Dói, machuca e grava causando danos que podem levar anos para serem apagados então, vamos cuidar para não causar danos no próximo.

Lembrando pra ficar gravado...

Respeitar, dar espaço e ter o seu espaco, refletir sempre e dialogar, ser parceiro para ter um parceiro e reformar-se sempre para evoluir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário